Contatos pelo Msn - calvinharold@ibest.com.br

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Hipermidia: A origem da internet

A origem da internet

A maior rede de comunicação do planeta, a Internet, surge em 1969 através de um projeto de 10 anos do Departamento de Defesa do Estados Unidos (DOD), sob supervisão de Tim Bemers-lee e baseado nas teorias sobre rede galáxica, para criar uma rede de computadores que não pudesse ser destruída através de bombardeio e ligasse centros militares estratégicos e de tecnologia. Financiado pelo Advanced Research Projects Agency (Arpa), acabou levando o nome de ArpaNet. Ligava inicialmente quatro pontos, sendo eles a Rand (unidade anti-sovietica), a Ucla (Universidade da Califórnia), o Instituto de pesquisas de Stanford e a Universidade de Utah. A primeira mensagem enviada, no dia 21 de novembro, foi “Você está recebendo isso? ”.
Até a década de 80, a Internet era de uso exclusivo das universidades e centros de pesquisa, visto o maquinário e o know-how para operá-lo, mas com a popularização dos Personal Computers (PCs) e as novas interfaces, a internet passou a ser ofertada para uso domestico. Michael Okuda teoriza que as 3 primeiras ondas que levantaram a internet foram os usos bancários, os fãs de Star Trek e a pornografia.
Mas o maior Trunfo da internet na sua popularização foi o Mosaic, que permitia a internet, que até então trabalhava com linhas de comando FTP (file Transfer Protocol) para um sistema de http (Hiper-Text Transfer Protocol), permitindo a utilização de menus e recursos gráficos nas transmissões de dados. O Mosaic foi colocado a disposição do público em 93 e seis meses depois, o número de usuários caseiros já ultrapassava os acadêmicos.
A internet chega no Brasil em 88, a fim de permitir os doutorandos e doutorados de cursos no EUA a manterem o contanto que já tinhas pela “Infovia”. O Primeiro ponto de conexão foi na USP (Universidade de São Paulo). Em 91 a rede é aberta a instituições educativas e em 92, a toda a comunidade, mas apenas em 95 surge uma regulamentação de uso.

http://www.aisa.com.br/historia.html
http://www.numaboa.com/content/view/502/176/1/1/
http://www.rnp.br/noticias/2002/not-020607e.html
Matéria da Agencia Estado, recolhido ao longo dos anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário