Contatos pelo Msn - calvinharold@ibest.com.br

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Hipermídia: Piratas do Vale do Silício

“Piratas do vale do silício”, também conhecido como “piratas da informática” (nome alternativo da tradução pirata), conta a historia dos “dois menores e mais insignificantes” nomes do mercado da informática, um certo Bill Gates e um tal de Steve Jobs. A historia começa nos anos 70 quando cada um deles, vivendo sua vida hippie e estudando coisas distindas mas possuindo o mesmo amor pela tecnologia dos computadores, decide apostar nessa nova idéia de computadores pessoais, lutar contra a gigante IBM, enfrentar as chances ínfimas de um mercado descrente, criando a Microsoft e, a Apple respectivamente.
O filme mostra passagens dessa história, como o esforço para conseguir um capital e começar seu negócio, a criação das primeiras linguagem de OS e de sistemas de fichamentos, a criação do sistema de interface gráfica (e o mouse) pela Xérox, a união da Microsoft e a IBM, os pcs, a Layla e o protótipo do Macintosh. Porém, a principal atenção do filme é no fator humano, discutindo os princípios morais de roubo de tecnologia, abuso de poder e traição.
O clímax do filme se da no seu próprio fim, quando a Microsoft rouba o protótipo do sistema operacional do Macintosh e cria o Windows, programa quem vem a tornar Gates o homem mais rico do planeta. Ao mesmo tempo, Jobs acaba sendo demitido de sua própria empresa (cargo que ele retoma muito tempo depois, na vida real, e salva a sua empresa da falência/mediocridade)
Piratas do vale do silício é de 1999 e tem a direção de Martyn Burke, foi feito para contar uma historia real desses gigantes e foi montado para a tv, apresentando um roteiro fraco, assim como a direção e fotografia. Pode ser encontrado no endereço http://emonome.vodpod.com/pod/show_video/49045-pirates-of-silicon-valley
ou para download http://www.mininova.org/tor/68186 (torrent) com legendas no http://up-file.com/download/67cac7307163/Pirates-of-Silicon-Valley.zip.html. Outro filme interessante do aspecto é Revotion OS, que fala sobre o Linus, http://vodpod.com/pod/show_video/49091
Ah, o verdadeiro vídeo do Macworld 1997 (aquele do fim do filme) pode ser visto aqui http://www.novebytes.com/2007/04/bill-gates-e-steve-jobs-na-macworld-1997.html. E Vale a pena.

2 comentários:

  1. Oi Leandro!
    Sobre seu comentário em meu blog. Bom, eu ainda não tinha visto aquele vídeo, portanto, muito obrigada por me enviar, pois achei ele muito bacana. Já rendeu inclusive, uma boa discussão na mesa de bar.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oh, picareta. Você não me contou que tinha um blog.
    Logo, deduzo que você não me quer por aqui...
    Talvez eu não volte...heheheheh

    ResponderExcluir